quinta-feira, 22 de março de 2012

Pecados na hora de editar uma foto

Bem, há pouco mais de uma semana e depois de muito insistir, recebi a notícia de que iria postar aqui, no Portal Todavia, sobre meu tema favorito: Fotografia. Passei a semana toda pensando em que escrever. O tema é muito amplo, fiquei um pouco confuso, pensei que poderia mostrar a vocês como tirar, como editar e tudo mais sobre uma foto.

Foi então que resolvi fazer melhor e preparei para esse primeiro texto dicas de como NÃO editar uma fotografia. Peguei uma imagem fotografada por mim e a editei de várias formas para exemplificar melhor as dicas. Vamos lá? 

Foto original utilizada como exemplo para as outras edições
Coloração seletiva
Sim, todos nós já fizemos isso com nossas fotos, deixando ela em preto e branco e um pedacinho colorido. Mas isso ficou na década passada e são raros os casos que isso cai bem. Muito raros mesmo!



Clareamento excessivo 
A foto perde sua beleza: os detalhes. Na dúvida, deixe o efeito mais suave possível, para que depois ele não vire defeito. A foto deve ser admirada por sua beleza, não pela beleza “do efeito”.



Vinheta forte
Vinheta foi modinha em fotos há um tempo, mas caiu. Além do que, é bom você evitar usar modinhas em suas edições, porque fotografia é uma coisa eterna. O que hoje é bonito, quando você for olhar daqui a uns anos, vai ser feio, e você talvez terá perdido a foto de um grande momento.



Diga não para saturação exagerada
Não preciso nem dizer nada. Simplesmente dê uma olhada na imagem e você saberá por quê não fazer!



Flare falso
Outro efeito muito usado, mas que fica extremamente feio nas fotos, e a galera tem mania de usar de forma aleatória. 



Texturas?
Sim, existem alguns fotógrafos que conseguem adicionar textura na foto e deixar isso bacana. Mas na maioria dos usos, o resultado é desastroso e não existe nenhum equilíbrio ou lógica na aparência da foto com uma textura em cima. Por isso, tome muito cuidado! O meu conselho é usar texturas apenas em banners ou alguma coisa do tipo.



Peles de barbie
Melhorar um pouco a imagem, deixando a pele mais suave é ótimo, mas, como sempre, a palavra chave é: moderação. Peles “perfeitas” não só deixam a foto feia como chamam mais atenção para o que queria ser disfarçado. Qualquer pessoa do mundo percebe que a foto foi “photoshopada”. A naturalidade é sempre mais linda. Dê destaque às qualidades e disfarce bem delicadamente os defeitinhos.

Agora vem a dica mais valiosa de todas: evitem fotografar já pensando em editar. Goste da foto na câmera e apenas corrija alguns defeitos depois no photoshop.

Inspirado em: Claudia Regina


Texto de Carlos Henrique Souza
 






Theme desenvolvido por J. Santiago