quinta-feira, 5 de abril de 2012

The Ledge: o poder da (des)crença



“Amar a Deus sobre todas as coisas”. Mas e quem não ama? Deve ser condenado à morte social ou até mesmo física? The Ledge, que retrata o embate entre um cristão fundamentalista e um ateu (mas não somente isso) é o destaque da nossa Dica de Quinta. Como diz o clichê: o amor move as pessoas, e nesse filme, o amor por Deus e por uma mulher cria uma trama instigante e surpreendente, que também nos faz refletir sobre os preconceitos enraizados na sociedade.

Do diretor abertamente ateu Matthew Chapman, este é um thriller no qual o herói é ateu e o vilão é cristão. Joe (Patrick Wilson) é o religioso casado com Shana (Liv Tyler), e ambos são vizinhos de Gavin (Charlie Hunnam). Coincidentemente, Gavin passa a trabalhar com Shana e acabam se conhecendo e se gostando cada vez mais. Porém, a trama vai muito além do típico amor proibido. As ideologias e a forte influência que elas exercem na vida de cada um, deixa de ser pano de fundo para virar destaque na história.


Muitas vezes as pessoas são rápidas em julgar alguém baseado em sua religião, ou falta dela, e no filme destaca-se um exemplo de como o “bem e o mal” podem estar dentro de qualquer um, independente de sua fé. The Ledge passa uma mensagem importante e incita a todos uma reflexão sobre crenças e integridade moral.


Existem comparações entre The Ledge e Brokeback Mountain, esse último, que se tornou um marco do cinema hollywoodiano para uma maior aceitação da comunidade gay. Quem sabe The Legde possa abrir caminho para muitas outras produções do gênero, e que finalmente, joguem uma luz sobre a sociedade a respeito do ateísmo.

Confira o trailer:
 






Theme desenvolvido por J. Santiago