quarta-feira, 21 de março de 2012

De Mala e Cuia - Estudando (ou não) em Portugal


Dia de embarcar para Portugal é quarta e aqui, no De Mala e Cuia. Arthur Franco conta no episódio de hoje como funciona os primeiros dias na faculdade. Será que os calouros de lá passam pelas mesmas brincadeiras dos daqui?

Arthur no refeitório da Universidade em Faro
 
Ao ser aprovado em uma universidade, a tradição é sempre a mesma: levar um “trote”. Café, tinta, ovos, tudo para que o novo universitário fique sujo e comemore a nova fase de sua vida. Esse rito de passagem também está presente no cotidiano dos portugueses.

Quando aprovados na universidade, os alunos precisam ser “praxados”. Durante três semanas, os novos estudantes são sujados, humilhados, obrigados a pagar favores aos seus veteranos, e precisam ainda carregar coisas pelo campus em roupas ridículas (imagine: no semestre passado um menino precisou carregar um pedaço de presunto durante três semanas!).

 
 
Os veteranos aqui se chamam “acadêmicos” e, para se diferenciarem dos caloiros, usam os trajes acadêmicos: um terno, capa e chapéu, bem ao estilo Harry Potter. A capa e a batina são consideradas o uniforme dos estudantes, mas geralmente essas vestes só são utilizadas em ocasiões especiais, como certas festas ou jantares. Os primeiros trajes surgiram em Coimbra (cidade com a universidade mais antiga de Portugal) como uma forma de diferenciar os estudantes do resto da sociedade.

Universidade do Algarve

Os “bixos” primeiramente são nomeados de “perus” e só se tornam caloiros após a festa da Alcoolização dos Perus, parte das atividades da Semana do Caloiro. Essa semana, junto da Semana Acadêmica, acontece em maio e faz parte das maiores festas da Universidade. A Semana Acadêmica é o evento mais esperado pelos alunos, e conta com muita bebida, diversos shows (até Natiruts e Fatboy Slim já tocaram por aqui!) e 10 dias sem aulas.

As férias aqui são diferentes das do Brasil, já que o semestre começa em setembro. Em dezembro temos três semanas de pausa, que vão até os primeiros dias de janeiro. Na Páscoa e na Semana Acadêmica temos uma semana e meia de descanso, assim como em maio. Por fim, existem as maiores férias, que vão de julho até setembro. Ai recomeça tudo novamente: “caloiros, praxe e muita bebida”.

Perdeu as primeiras aventuras por Portugal do De Mala e Cuia? Confere aqui o 1° episódio e o 2° episódio da nossa viagem!
 






Theme desenvolvido por J. Santiago