Aos 22 anos, Jonatas Pereira, ou apenas Jon, resolveu conhecer a vida fora do Brasil. O destino: Austrália. Estudante de Medicina, o baiano encontrou no intercâmbio uma chance de estudar em uma universidade internacional e aproveitar para experimentar uma forma de encarar o dia-a-dia em uma nova cultura. Está preparado para embarcar nessa viagem com o nosso novo "De Mala e Cuia"?
"Há quase um ano atrás tinha decido: preciso me dar férias do Brasil. A partir de então, comecei a pensar possíveis lugares para poder fazer intercâmbio e de cara pensei: “Ano que vem quero estar na praia, vendendo a minha arte das coisas que a natureza dá pra gente, VOU PARA AUSTRALIA”. Rá, pegadinha do malandro. Minha primeira opção, na verdade, era Europa que, devido a contratempos, acabou não funcionando. Foi assim que cai de skydiving na Austrália há quase três meses. Vim parar na charmosa cidade chamada Brisbane. Brissy, como os nativos a chamam, é a capital do estado de Queensland, vizinho de New South Wales – estado onde Sydney fica localizada – e se configura como a terceira maior cidade da Australia depois de Melbourne e Sydney.
Kurilpa Bridge |
É impossível não se apaixonar pelas pessoas lindas por esse lugar. Primeiro, apesar da cidade não ser litorânea, ela é cortada pelo imenso Rio Brisbane, o que traz todo um charme para o lugar devido às inúmeras pontes existentes. Segundo, o clima não é extremo. No inverno, o friozinho é gostoso durante todo o dia. Agora, na primavera, temos aquele mix de friozinho matutino e o sol pela tarde dando a prévia de que o verão vai chegar com tudo. Terceiro, as pessoas são muito alegres, receptivas e adoram um gringo. Não estranhe se um cara gato, alto, loiro e sensual passar por você e soltar um belo sorriso: ele possivelmente não está afim de você, ele é só legal e um típico australiano educado. Acontece o mesmo com idosos, adultos e crianças. Parece que para australiano não tem tempo ruim.
Também, se eu vivesse em uma cidade onde o transporte é de qualidade, a cidade é sempre limpa e as pessoas são tão lindas, não existiria tempo ruim para ninguém. Esse é o fato, se você quer qualidade de vida, aqui é o lugar. Aqui a gente tem a opção de três diferentes transportes: trem, ônibus e o CityCat . O que é CityCat? Simplesmente são lanchas de alta velocidade que, através do rio, te leva para diversas partes da cidade, inclusive passando por baixo das famosas pontes de Brisbane.
Visão da City de Southbank |
O melhor do transporte daqui é que ele é integrado. Se você quiser pagar com dinheiro, ótimo, o valor da passagem é unitário: cerca de AU$5 (dólares australianos que valem, mais ou menos, 11 reais), o que é bem carinho. Mas o que acontece é que todos os transportes daqui tem um sistema de GoCard. Você pode adquirir um GoCard e tem 30% de desconto no preço da passagem (ou 50% se você tiver a concession de estudante). Assim, todos os transportes que você tiver que utilizar, você tem que fazer o TouchON quando entra, e o TouchOFF quando você sai. Sabe o porquê disso tudo? Porque cada transporte tem um dispositivo que calcula quanto você vai pagar a depender da distância percorrida. Demais, né? GoCard é uma ótima opção para turistas porque, depois de 10 passagens pagas na semana, você pode utilizar o cartão quantas vezes você quiser de GRAÇA. Assim, você pode usar seu GoCard para ir para Gold Coast – Paraíso dos Surfistas que fica uma hora de Brisbane – e para curtir uma prainha, ver os gatos sarados e surfistas ou utilizar para pegar os ônibus noturnos para voltar da balada nos finais de semana.
Acho que fica bem claro o motivo de quem vem para cá uma vez e nunca mais volta. Eu, infelizmente (ou felizmente), ficarei aqui até o fim de 2014, mas o desejo é de querer ficar aqui para sempre."
The Brisbane Wheel |
Enquanto o segundo episódio não chega, o que acha de embarcar em uma viagem virtual pela cidade de Brisbane? Basta clicar aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário