Tracejando seus personagens em quadros expressivos, o ator, produtor, roteirista e diretor espanhol Pedro Almodóvar se apropria de uma expressão autobiográfica para a construção de enredos onde a sensibilidade, excentricidade, intuição e afetividade vão guiar as relações e o desfecho de suas narrativas. Tudo isso misturado em um universo repleto de cores frenéticas que traduzem a ironia do cerceamento social que impossibilita o encontro do prazer e do desejo.
Almodóvar não chegou a estudar cinema, pois nem ele, nem seus pais tinham como pagar seus estudos. Aos 16 anos, aventurou-se a tentar a vida em Madri e começou a trabalhar na Companhia Telefônica Nacional. Foi durante essa época (período inicial do consumismo espanhol) que ele passou a ter contato com a classe média (repleta de drama e miséria) e passou a enxergá-la como um prato cheio para suas primeiras tramas.
Seu primeiro longa, "Pepi, Luci, Bom y Otras Chicas del Montón", estreou em 1980 e coincide com o nascimento da democracia na Espanha, fazendo-o entrar de vez na história do cinema espanhol.
Seus filmes são divididos em três fases: a primeira vai de "Pepi, Luci, Bom y Otras Chicas del Montón" até “A Lei do Desejo” (1987). Nesse período, Almodóvar tinha reconhecimento apenas na Espanha e em circuitos de cineclubes. Dessa fase, vale muito assistir “Matador”, que é considerado um dos filmes mais obscuros do diretor e simboliza a relação entre a satisfação sexual e a morte:
A segunda fase compreende a construção da fama internacional de Almodóvar e vai de “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos” (1988) até “A Flor do Meu Segredo” (1995) e é conhecida pelas reviravoltas que as produções cinematográficas dão a carreira do cineasta. O filme mais controverso desse período é “Kika” (1993), onde cada personagem parece pertencer a um gênero de filme diferente, criando assim um filme muito livre e que rompe com os padrões. Particularmente, é um dos meus preferidos:
A terceira fase marca a maturidade artística e concentra as suas obras mais extraordinárias. O primeiro filme dessa fase é “Carne Trêmula” (1997) e desde então Almodóvar produziu suas três obras-primas: “Tudo Sobre Minha Mãe”, “Fale com Ela” e “Volver”. Fica aqui a indicação de “Volver”, um enredo excepcional que demonstra a resistência feminina:
O estilo característico de suas produções cinematográficas o fez ser reconhecido mundialmente. Em 1999, Almodóvar recebeu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com “Tudo Sobre Minha Mãe” e em 2002 levou para a casa a estatueta do Oscar de Melhor Roteiro Original com “Fale com Ela”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário