quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Toda graça de Jeneci


Seguindo a linha otimista do seu primeiro álbum, “Feito Pra Acabar” (2010), Marcelo Jeneci apresenta o seu mais recente CD, “De Graça”, lançado pelo selo Slap, com apoio da Natura Musical. Produzido por Kassin e coproduzido por Adriano Cintra, o disco traz um Jeneci mais maduro em composições que beiram a conselhos existenciais, mas sem perder o romantismo já característico do artista.

A faixa “Alento” abre o disco mandando um recado para os corações mais aflitos. Assim como no hit “Felicidade”, do trabalho anterior, Jeneci convida a esperar por boas novas, mesmo quando tudo parece mais difícil. O que segue ao longo das 13 faixas anuncia, sem dúvida, boas novas na carreira do músico. A canção que dá nome ao disco é uma grata surpresa. A fusão da inseparável sanfona a programações eletrônicas e guitarras resultou numa levada tecno-pop-axé-gracinha que traduz o sentimento de quem encontrou a melhor maneira de viver.

O álbum também é marcado por grandes parcerias. Além da cantora Laura Lavieri, sua fiel parceira de palco, Jeneci se juntou a nomes como Arnaldo Antunes, Luiz Tatit e Isabel Lenza. Também participa do disco o pianista e maestro Eumir Deodato, que encabeçou os arranjos de orquestra de cinco faixas, dentre elas a nostálgica “Pra Gente se Desprender”, interpretada por Laura Lavieri. Os longos períodos onde o instrumental se faz notar dão ao trabalho a densidade necessária a quem se propôs falar da intensidade da vida sob aspectos tão íntimos.

Em algumas faixas, Marcelo Jeneci evidencia sua forte influência da jovem-guarda, ora por apresentar um rockzinho sessentista dançante, a exemplo de “Sorriso Madeira”, ora por trazer uma baladinha melodiosa em “Julieta”. Ainda há espaço para uma espécie de ciranda de roda em “Só Eu Sou Eu”, onde ele canta: “Tem muita gente muito linda nessa terra/Nas minhas contas são oito bilhões/Mais eu [...] Só eu sou eu/Além de mim não tem ninguém que seja eu”. 

Talvez partindo do pressuposto de que “o melhor da vida é de graça”, Marcelo Jeneci disponibilizou o álbum para ser ouvido gratuitamente em seu site. Além de um disco repleto de sentimentos e poesia, “De Graça” é um convite a abrir os olhos e dar valor ao que se perde, ao que se tem, ao que está por vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 






Theme desenvolvido por J. Santiago