quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

De Mala de Cuia - A Austrália é um desperdício de tempo

SpringFlare Festival of Colours

Nossa viagem pela Austrália chega ao fim, mas, antes da despedida, nosso guia preferido fala dos "desperdícios" que o intercâmbio trouxe. Jon Pereira termina o nosso "De Mala e Cuia" mostrando que nem dá para crescer com sorriso no rosto e cheio de saudade nesses meses fora da vida.


"Algumas pessoas procuram os argumentos mais absurdos para não fazerem intercâmbio. Pensam no dinheiro que irão gastar, na saudade que irão sentir da família e dos amigos, e no quanto irão desperdiçar o tempo delas vivendo em outro país. Afinal, é muito difícil largar família, faculdade, amigos e enfrentar algo desconhecido. Temos muita pressa de terminar tudo, de viver tudo e de ser bem sucedido. Mas, no fim, após 4 meses na Austrália, descobri que essas pessoas estavam certas: vir para a Austrália foi um desperdício de tempo. 

Desperdicei um tempo precioso perdido pelas ruas e parques de Brisbane se encantando com a beleza, organização, limpeza e pelo povo que vive aqui. Desperdicei um tempo enorme conhecendo pessoas incríveis da Austrália, Europa, Ásia, América, inclusive do Brasil, que me fizeram enxergar o quão lindo o nosso país pode ser, apesar de tantos problemas. Desperdicei um tempo entendendo que um país ideal é possível de existir e que, de certa forma, tenho um papel importante nisso.

SouthBanck com amigos brasileiros e alemão

Perdi muito tempo em SouthBank, vendo, de longe, uma vista inenarrável da City. Passei horas lá deitado na areia da praia, aproveitando meus amigos e os dias de sol. Também joguei bastante tempo fora correndo. Correndo na beira do rio, nos lagos da UQ, aos arredores de St. Lucia. Gastei todo esse tempo cuidando de mim. 

Perdi um tempo viajando, conhecendo e me apaixonando por Moreton Island, Noosa, Mooloolaba, Rainbow Beach, Montville em uma roadtrip maravilhosa de 4 dias com as melhores pessoas que eu jamais pensaria em conhecer. Perdi um tempo que jamais voltará conversando, rindo, conhecendo cada um a fundo, capturando cada sorriso e afeto, sentindo cada beijo e abraço. Perdi muito tempo fotografando cidades, praias, parques nacionais, animais, pessoas e sentimentos.

Roadtrip: Sunshine Coast - Rainbow Beach

Horas da minha vida foram desperdiçadas em museus, programas culturais, shows, festivais, bares e pubs. E lá estava eu, jogando fora um importante tempo rindo, brindando a vida e conhecendo mais do mundo e das atitudes das pessoas. Perdi um tempo enorme dançando comigo mesmo, fechando meus olhos e vivendo um sonho que jamais achei que fosse se realizar. Desperdicei um tempo aprendendo melhor uma nova língua, tendo certeza de que nunca é tarde para se tentar algo novo.

Exposição "The falling back to Earth", assinada pelo artista Cai Guo-Oiang

Confesso que também desperdicei um tempo chorando. Sim, chorando. Chorando muitas vezes de saudade dos amigos e da família, por desilusões amorosas, por expectativas não correspondidas e de muita preocupação por coisas que não estavam ao meu alcance. Acho que esse foi o maior desperdício. No entanto, essa perda de tempo fez com que eu conhecesse mais de mim e dos meus sentimentos, das coisas que jamais achei que fosse capaz. Gastei um tempo aprendendo a lidar com meus medos, com minhas angústias e momentos de tempestade. Gastei boa parte do tempo aqui na Austrália fazendo algo muito simples: crescendo como ser humano e virando aquele homem que sempre sonhei ser quando eu era criança.

Por isso, te digo, vir morar na Austrália foi um desperdício de tempo. Um tempo que perdi sendo feliz e tendo a mais pura certeza de que não poderia ter feito melhor escolha na minha vida do que ter vindo aqui. E te digo mais, quero ainda desperdiçar muito tempo conhecendo outros países (Tailândia, Nova Zelândia e outros lá na Europa), conhecendo gente nova, gastando tempo com meus amigos, gastando tempo comigo mesmo. Porque, no fim das contas, não existe nenhum problema em perder seu tempo sendo feliz."

Roadtrip: Sunshine Coast - Moloolaba

Já ficou com saudade dos casos da Austrália? Então corre para ver o vídeo super bacana que Jon fez ou seguir a fanpage "Um Aussie Baiano". Aproveita e reveja todas histórias aqui: 1º episódio, 2º episódio, 3º episódio e 4º episódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 






Theme desenvolvido por J. Santiago