quinta-feira, 3 de abril de 2014

De Mala e Cuia - Parada obrigatória


Depois do nosso pitstop para recarregar as baterias, é hora de conhecer, através do olhar curioso de Talita Marins, alguns dos pontos turísticos mais famosos da Ilha Esmeralda. Preparado? Embarque com a gente no terceiro episódio do De Mala e Cuia na Irlanda.

Depois de passar a vida me apaixonando pela Irlanda, chegando aqui me apaixonei à primeira vista por Dublin. Longe dos famosos campos com incontáveis tons de verde da Irlanda (mas nem tão longe assim), a capital do país mistura beleza natural, arquitetura antiga e muita história em cada canto que você olha. Pontos turísticos não faltam por aqui e por sugestão do Portal Todavia, elegi 5 lugares que você não pode deixar de visitar em Dublin. Vale lembrar que essa não foi uma tarefa fácil e que a minha lista com lugares bacanas pra visitar na capital irlandesa é grande, mas escolhi aqueles lugares que me cativaram por algum motivo. 

1. O'Connel Street 
A principal rua do centro de Dublin é pura história. É a rua mais larga da cidade e ganhou esse nome em 1924, em homenagem ao líder nacionalista Daniel O'Connell,  que lutou pela emancipação católica do país no início do século XIX. Na extremidade que fica de frente ao Rio Liffey (principal rio que corta a cidade), é possível ver uma estátua em homenagem a esse ilustre irlandês. 

Na mesma avenida está o mais famoso monumento de Dublin, o Spire. A estrutura metálica de pouco mais de 120 metros de altura, se parece com uma agulha e representa as esperanças para o novo milênio. Foi construído em 2002 no mesmo lugar onde existia outro monumento histórico, o Pilar de Nelson, que após os danos sofridos pelos bombardeios do IRA (Exército Republicano Irlandês) foi demolido em 1966. Ainda na O'Conell Street é possível visitar o General Post Office (prédio dos Correios) que se destaca não só pela arquitetura, mas por ser o local onde foi proclamada a Independência da República da Irlanda na Páscoa de 1916. O local é aberto à visitação e é possível encontrar por lá uma das cópias originais do documento que atesta a independência e a soberania da Irlanda em relação ao Reino Unido. 

2. Guinness Storehouse
Quem nunca ouviu falar sobre a cerveja escura mais famosa do mundo? A Guinness é um símbolo nacional e a bebida favorita da maioria dos irlandeses - e da brasileira aqui também! A fábrica da Guinness fica às margens do Rio Liffey na porção sul da cidade. Lá é possível fazer um passeio orientado por recursos multimídia, por meio do qual você vai conhecer todo o processo de fabricação da bebida, seus ingredientes, a história da cerveja e muitas curiosidades. No fim, você pode aprender a servir uma perfeita pint de Guinness e sair de lá com um certificado de especialista nessa “arte”, além de provar o amargo sabor da cerveja mais famosa da Irlanda num bar com vista de 360° para a cidade de Dublin. 

3. Merrion Square/ Montjoy Square
Localizadas na região sul e na região norte respectivamente, essas são duas praças que você não pode deixar de visitar, pois é lá que se encontra a maior concentração das portas coloridas que estampam os cartões postais irlandeses. As casas seguem o estilo Georgiano, que remete ao reinado consecutivo de quatro reis Georges, e datam do período entre 1714 e 1830. Foram construídas para modernizar a arquitetura da cidade que era considerada muito medieval. Ao centro dos dois quarteirões é possível dar um passeio por agradáveis parques. 

4. Croke Park Stadium
Sabe aquela paixão que o brasileiro tem pelo futebol? Coloque um pouco mais de fanatismo, tire toda a violência e mude o esporte. O resultado? A loucura dos irlandeses pelos esportes nacionais: o hurling e o futebol gaélico. As regras são bem malucas pra quem nunca viu, mas é bonito ver como o país se transforma em dias de jogo. O reduto desses esportes é o Croke Park Stadium, onde você pode ter a sorte de assistir a uma dessas partidas ao vivo, ou fazer um tour pelo museu que o local abriga e conta detalhadamente a história desses e de outros esportes que fazem a cabeça dos irishs. 
Foto: Eduardo Zarnott

5. Temple Bar 
 Não é mais segredo pra ninguém que o pessoal aqui da Ilha Esmeralda é bom de copo! Então, que tal visitar a região que concentra a maior quantidade de pubs da cidade? O Temple Bar transpira boemia. As ruas estreitas de paralelepípedo estão sempre cheias de gente. Embriagados ou não, irlandeses e turistas se misturam a qualquer hora do dia caminhando de forma despretensiosa, sem pressa, parando a todo o instante para contemplar os artistas de rua que tentam ganhar a vida por lá. Pode não ser o lugar com a cerveja mais barata, mas com certeza, lá você vai sempre encontrar boa música irlandesa e boa parte dos lugares mais animados da cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 






Theme desenvolvido por J. Santiago