domingo, 30 de março de 2014

Click - Uma Luz: Junior


Se vocês respiram fundo ao ver um trabalho excêntrico, estranho aos olhos leigos e autêntico ao ponto de chamar sua atenção e fazer você parar, respirem mais fundo ainda para o Click de hoje. 

Talvez vocês nunca tenham visto um estilo de fotografia surreal, perfeccionista e diferente como o de Junior Luz - impossível nome mais sugestivo para o trabalho que ele vem exercendo. O fotógrafo da vez escolhido para participar da coluna tem uma característica incomum entre centenas de fotógrafos que costumamos ver passando na Timeline de nossas redes - com certeza ninguém passa uma de suas fotos sem antes analisar direito ou se perguntar "como esse cara faz isso?". Mas, antes de falar da arte de Luz, deixa eu contar um pouco da sua história.


Quando ainda morava na Inglaterra, há cerca de 6 anos, ele comprou sua primeira câmera e começou a fotografar sua namorada e amigas, o que o fez tomar gosto pela coisa. Estudando técnicas fotográficas e se especializando, enquanto ainda trabalhava fotografando em night-clubs por Londres, percebeu que era completamente apaixonado pela beleza feminina - Como não se apaixonar por essas deusas de beleza unica? - e decidiu que era isso o que ele realmente queria retratar em suas fotos. Sabe gente como a gente que tem sede de mais? Junior sempre quis ser inovador, evoluir seu trabalho a cada clique, e ao longo do seu aprimoramento fotográfico conseguiu, com sucesso, chegar nessa veia artística surrealista. Com um olhar mais que apurado criou sua identidade visual dando-lhe formas, cores (ou não) e se tornou um artista com um trabalho além do esperado, inclusive muito bem recepcionado desde suas primeiras experiências. 


Em entrevista conosco Junior conta que, além de ser apaixonado pela beleza feminina, também se inspira nela. Principalmente em sua própria esposa, Michele Cordeiro, que o apoia desde sempre e o ajuda até hoje, em sua amizade com as mulheres, e em seu jeito de viver a vida sempre sorrindo e feliz, procurando extrair felicidade e beleza de onde não existe. Esse rapaz cheio de luz e criatividade usa e abusa de referências fotográficas de grandes nomes da fotografia (David Lachapelle, annie leibovitz e outros) e o que é mais curioso em seus projetos e ensaios é o resultado que ele consegue obter utilizando materiais simples e significativamente baratos, explorando sua criatividade exacerbada e o inusitado uso da luz natural, atribuindo sua identidade fotográfica. Segundo o mesmo, suas ideias simplesmente brotam a todo momento, seja num passeio ao parque, assistindo a um filme ou até nas referências que costuma ver diariamente. 


Por não ser muito chegado em fotografias internas, Junior Luz hoje faz praticamente toda foto em externo. Procura explorar praias, hotéis fazenda, montanhas e quaisquer lugares onde a natureza predomine e que ele possa usá-la para a composição de suas fotos.

Pode ser que o segredo de fazer uma arte que seja realmente digna de ser contemplada e aplaudida, seja fazê-la para si próprio, algo que saia de você e que volte para você e que você se sinta feliz e completo com aquilo. E é isso o que Junior vem fazendo desde que encarou a fotografia e a fez parte dele. E como todo bom sonhador, como eu e como você, ele sonha com que sua arte seja reconhecida pelo mundo, conhecida por gerações futuras, e que sirva de referência para fotógrafos tanto agora como futuramente.


Além de sonhar, Junior planeja evoluir sua fotografia cada vez mais usando sua autêntica sensibilidade e seu amor pela profissão para ser um dos melhores fotógrafos do mundo em poucos anos. Eu não vou querer ficar por fora de nenhum clique desse cara, e se eu fosse você também não perderia a oportunidade de apreciar tamanha obra. Não acho difícil sua aspiração se realizar, difícil mesmo foi selecionar tão poucas fotos entre centenas de magníficas criações para a ilustração dessa matéria. Corra pra ver mais! Hoje Junior Luz tem 32 anos e seu trabalho é divulgado principalmente em seu siteInstagram, e em seu Facebook




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 






Theme desenvolvido por J. Santiago