quarta-feira, 28 de março de 2012

De Mala e Cuia - Quilos portugueses


Nossa viagem por Portugal está quase terminando. Mas no penúltimo episódio desse "De Mala e Cuia", Arthur Franco conta pra gente as delícias encontradas nas mesas, prateleiras e restaurantes nas terras de lá. Olha, é de dar água na boca em qualquer pobre mortal, viu?

Café com Pastel de Belém é sempre uma boa pedida pelas terras portuguesas

É difícil encontrar alguém que tenha voltando mais magro de um intercâmbio. Você pode conhecer alguém que tenha voltado com o mesmo peso e certamente conhece alguém que voltou mais gordo, mas achar alguém que perdeu peso enquanto morava fora do Brasil é complicado. Experimentar novos pratos e provar alimentos tradicionais de cada país é parte intrínseca à experiência do intercâmbio, além de que, quando se mora fora da casa dos pais, a tendência é comer mais “bobagens”.

Pizzaria em Lisboa
Aqui em Portugal, por exemplo, é fácil comer bem sem gastar muito. Comecemos pelo restaurante universitário da Universidade do Algarve. Por 2,50 euros, você tem direito à sopa, pão, prato principal, sobremesa e suco. E ainda pode repetir. Mas acredite, depois de comer isso tudo, não vai haver lugar para uma segunda rodada. Todo dia existem duas opções de prato principal: um tipo de peixe e um tipo de carne.

No supermercado é ainda mais fácil de ganhar uns quilinhos. Pizzas, hambúrgueres, donuts, batata frita, sorvete (que aqui é conhecido como gelado), chocolates: é tudo muito barato. Mas o item que mais faz sucesso é a Nutella. Aqui ela já é mais barata, mas existem os cremes de cacau de outras marcas, como se fossem Nutellas “genéricas”. Um pote de 750g por 2 euros. Imagine, quase 1 kg de chocolate com avelãs por cinco reais.

Além disso, existem os tradicionais doces portugueses, que também são famosos. Talvez o mais famigerado deles seja o pastel de Belém. Um doce a base de ovos e leite e que geralmente é servido com canela. Foi criado originalmente no Mosteiro dos Jerónimos, na zona de Belém, em Lisboa. Entretanto, o pastel de Belém original só é servido na Fábrica dos Pastéis de Belém. No resto do país ele é conhecido como pastel de nata, mas é essencialmente a mesma receita.

Arthur nas melhores paradas gastronômicas de Portugal

Outro doce famoso, principalmente no sul do país, é dom Rodrigo, que também é feito com ovos, açúcar e amêndoas. Usualmente são embrulhados em papel colorido e tem a forma de pirâmide. Depois de viver um ano ao lado dessas “guloseimas”, vai ser difícil voltar para o Brasil. Mas pelo menos lá é mais fácil de emagrecer. Ou não!

Perdeu algum episódio da nossa história e não quer ficar de fora da nossa viagem? Então corre aqui: 1º episódio, 2º episódio e 3º episódio.
 






Theme desenvolvido por J. Santiago