Depois de montar a primeira parte do nosso guarda-roupa curinga, que tal continuarmos a organizá-lo e salvar a sua vida? É, nessa segunda parte do Cabide especial, a gente vai falar sobre peças inferiores, calçados e acessórios que podem te ajudar a estar bem.
É sempre bom lembrar que a nossa proposta é te dar opções básicas para você tê-las por muito tempo e para muitas ocasiões. Vamos lá?
Calça Jeans
O bom e velho jeans é, talvez, o maior curinga de todos. Fica bem em uma look mais despojado para a tarde, fica adequado em um esporte fino com aquele blazer bacana. A indicação é comprar um jeans de qualidade e mais escuro. Não precisa ser tão tradicional no corte, mas NUNCA (sim, em Caps Lock) compre um jeans com milhões de detalhes. Você estará cometendo um crime ao bom gosto.
![]() |
Jeans Richards (esquerda) e Fotos LookBook |
Bermuda
Mais confortável e ideal para uma saída no domingo à tarde, pode ser jeans ou mais social. Para os mais básicos, uma xadrez com tons neutros é uma boa opção. Se quiser dar um up, uma ótima saída é uma bermuda de linho claro (se combinada com um Oxford, Mocassim ou Dockside ficam lindas). O tamanho mais bacana é geralmente um pouco acima do joelho (bem pouco) ou no próprio joelho.
![]() |
Bermudas Richards |
Sapato social
Importante na construção de um visual mais arrumado para ocasiões especiais. Fica ótimo tanto com o terno, como para um jeans + camisa social + blazer. Para a cor, prefira o preto.
Dockside, Mocassim ou Oxford
Qualquer um dos três são exemplos clássicos de que determinados modelos volta e meia estão sendo usados. Menos formais, mas longe de ser enquadrado no estilo super despojado, você conseguirá montar vários looks interessantes e modernos. Os tons caramelo, marrom ou marinho são os mais indicados como curinga. Duas super dicas: se usar com calça, barra dobrada ou francesa, e nada de meias.
![]() |
Look Ellus, mocassim marinho Ferracini e branco Sândalo |
Sandália
Particularmente, acho Havaianas uma excelente escolha quando a questão é preparar um look mais relaxado e confortável. E aqui cabe você escolher uma entre os milhares de modelos. Sugiro algo mais básico e menos desenhado.
Mas se você quer uma sandália diferente, a indicação são as de couro mais moderninhas. Só nada de usar aquela sandália do vovô, fechadinha na frente ou a tradicional rider cartago.
Meninos geralmente não têm tanta opções como as meninas para pulseiras e anéis, então o relógio é sempre a opção mais viável. Aqui vai depender muito do seu estilo. Pode ser tanto os mais tradicionais, que podem vir com aquele toque mais moderno, como os maiores e com design e cores incríveis. Ótima opção para encontrar: Chilli Beans.
![]() |
Relógios Chilli Beans |
Cinto
Nesse caso, o ideal é ter dois. Um de couro preto para combinar com os looks mais sociais e outro, que pode ser de lona, para os visuais mais descontraídos. Sempre bom pensar na cor da calça antes de escolher a cor do cinto. Tons claros com calças claras não vão ficar legais, bem como os escuros com escuros.
Bonés e Chapéu
Boné é algo extremamente pessoal no sentido de ter ou não. Acho importante você ter um para aquele bad hair day. Então, compra um liso, com um detalhe pequeno da marca e (o mais importante) sem aba reta. Não, pode ser Prada, mas aba reta não fica legal!
Agora, a peça polêmica: chapéu. Além de atitude, você precisa saber onde usar. O famoso Panamá, por exemplo, não fica nada legal durante a noite. Assim como o modelo cowboy não é tão indicado caso você esteja no meio urbano (abrindo raríssimas exceções para festas de São João). Uma boa indicação é o chapéu fedora!
![]() |
Chapéus modelo fedaro em visuais do LookBook |
No mais, cabe a você saber combinar cada peça curinga com outras aquisições mais personalizadas e montar o look que fale por você. Roupa antes de marca ou passarelas é expressão, só cuidado para não sair mostrando coisas sem sentido por aí, né?
Em breve, o Cabide virá com um guarda-roupa curinga especial para as meninas. Não dá pra perder!