domingo, 20 de maio de 2012

Do clássico ao Pop


Enredos de comédias adolescentes sempre se parecem, mesmo com histórias tão diversas e personagens dos mais variados tipos. O combo menina que sofre + herói gatinho e final feliz são a fórmula imbatível desse gênero que parece sempre mais do mesmo, mas há controvérsias: grandes clássicos da literatura ou do cinema antigo serviram de inspiração para essas produções que podem parecer superficiais em todos os aspectos, menos em referência.


As patricinhas de Beverly Hills (Clueless) – Inspirado pelo livro Emma, de Jane Austen, o filme conta a história de Cher, uma patricinha que se sente na obrigação de arranjar namorados para todos os seres viventes ao seu redor, mas esquece-se do mais importante: o seu próprio. Os dotes de casamenteira são o que aproxima a personagem atual do personagem clássico, e preocupando-se apenas em modificar os nomes e lugares (e mesmo assim ainda existem personagens cujos nomes permanecem intactos)a história permanece a mesma, apenas disfarçada em roupagens atuais.


Curtindo a Liberdade (Chasing Liberty) - Filmes com essa temática apareceram aos montes: A filha do presidente da maior potência mundial (quando os Estados Unidos ainda tinham esse posto) resolve rebelar-se e tirar folga do posto de ‘primeira filha’ para poder desfrutar de uma vida normal sentir o gozo de uma vida sem frescura. Referência mais que clara do clássico Roman Holiday, ou em português A princesa e o Plebeu, interpretado por Gregory Peck e Audrey Hepburn, cuja aventura por Roma durante um ‘rebeldia’ da princesa são o estopim para uma história atemporal e bastante copiada, mas nunca superada.


Ela e os caras (Sydney White) – Renovações de contos de fadas tem tomado grande espaço na indústria cinematográfica, mas Ela e os caras estão dentre as produções que utilizam das referências mas não se identificam como refilmagens. Buscando inspiração em Branca de Neve, os sete anões são aqui trocados por sete estudantes desajeitados, a maçã envenenada aparece como vírus de computador e a branca de neve toma as vezes de estudante.

Consegue se lembrar de algum outro filme cujas referências remetem a algum clássico da literatura ou da antiga Hollywood? É até comum encontrar produções como essas, o difícil é remeter imediatamente ou encontrar algum cuja refilmagem faça jus à inspiração.

 






Theme desenvolvido por J. Santiago