quarta-feira, 2 de maio de 2012

Vista Clássicos - Preto & branco

Minha mais remota imagem de moda vem de um tailleur preto e branco Chanel. Icônico momento pelos três aspectos máximos (por ser Chanel, um tailleur e p&b), a combinação de cores - ou da falta e da existência dela, mais próximo do real - virou eterna pelas mãos de Coco.

Balmain verão 2012, Rachel Zoe inverno 2013 e Emporio Armani verão 2012

As relações de dicotomia na moda funcionam sempre tão bem. O preto e o branco se viram ainda melhor. Mas não só de conjuntinhos se sustenta o conceito; ele pode vir em pied-de-poules, pied-de-coqs, listras, texturas, marcando saias, blusas, blazers, calças, bermudas, jaquetas etc, numa vibe mais minimalista, arquitetônica ou maximalista. As possibilidades são inúmeras, daí que, em vez de propor a construção quase didática de looks, hoje preferi mostrar inspirações que vêm tanto do streetstyle de referência (e eu detesto essas imagens de povo na rua, acho super 1999) como de desfiles para suas produções.

Inverno 2013 Hermès, pied-de-poule em Neil Barrett e maximalismos em Donna Karan Collection

Ícones da moda neste século, Anna Dello Russo e Kate Lanphear (se surgiu uma interrogação sobre quem elas são, tá na hora de abrir o Google, né, amor? Repare que ADR nem precisa mostrar o rosto nas fotos pra ser identificada. Beijos no poder) apontam diversas tendências e reafirmam clássicos.

Anna Dello Russo icônica injetando Chanel, Kate Lanphear pincelada de Givenchy e monocromatizando em Paris

Tão icônico quanto as editoras de moda é o trabalho do estilista britânico Gareth Pugh, cujas criações foram vistas em Roisin Murphy, Lady Gaga e Beyoncé (lembra do clipe Diva dela com um monte de peça do estilista?). Mas não é porque é clássico que precisa sair gritando ‘to na moda, to na modaaaa’ na rua, né, apesar das produções do Pugh serem bem absurdas - no melhor sentido da moda. A lógica do p&b é ser etéreo. Mas dá, sim, pra criar uma imagem ainda mais forte que suas suavidade e pontualidade características: compor um look de uma cor só, ou todo preto ou todo branco. E abusar de texturas, padrões, listras (amamos a construção da imagem meio Jean Paul Gaultier meets Chanel meets clássicoclássicoclássico).

Verão 2009 do Gareth Pugh, look do verão 2012 da Chanel, o inverno 2013 super trabalhado da Givenchy e o total-white da Dior Homme

Fato é que o preto&branco talvez seja a produção mais clássica de todas, serve em diversas ocasiões e está longe do imaginário do senso comum de ‘estar vestido como garçom’. Posso mandar matar o próximo que manifestar tal comentário descabido? Grazie.

Coluna assinada por @podiaserprada
 






Theme desenvolvido por J. Santiago