sábado, 16 de novembro de 2013

Click - Uma ideia metafísica

"Desencarnação"
Partindo da natureza fluida das mil possibilidades encontradas nos sonhos, Kelvin Yule apresenta ao mundo a heterogeneidade do universo em que mergulhamos até mesmo quando acordados. O novo projeto do fotógrafo baiano recebeu o nome de Metasonhos, nome sugestivo para a intenção dele de retratar ideias que transcendem o plano da realidade e embrenham na distante ciência da metafísica e da fantasia. As cenas de seu trabalho fotografam situações que envolvem levitação, telecinésia, abdução, projeção astral e tudo mais o que ele, com ajuda também dos amigos, consegue imaginar. A maioria das fotos traz o próprio fotógrafo no papel de modelo.

"Telecinésia" e "Pesadelo"
A motivação inicial para o projeto surgiu quando Kelvin descobriu que sofria de uma síndrome comum: a paralisia do sono.  A síndrome é caracterizada pela interrupção do sono REM – fase do sono em que a pessoa vive mais intensamente seus sonhos – na qual o indivíduo acorda, retoma a consciência, mas permanece sem conseguir movimentar os músculos do corpo. Durante esse período de paralisia corporal, é possível que aconteçam alucinações, tais como sentir uma presença intrusa na cama, visualizar-se num lugar estranho, ver fantasma, materializar-se para fora do corpo, dentre outras experiências sobrenaturais.

"Buraco Sombrio"
Em conversas com amigos, Yule decidiu retratar todo o imaginário de sonhos e pesadelos em suas fotografias. A primeira foto, “Desencarnação”, surgiu em 16 de julho desse ano, daí pra frente as ideias foram brotando espontaneamente em sua cabeça e tomando conta de seus pensamentos.

"Abdução" e "Desencarnação 2"
A princípio, as fotos podem ser realmente estranhas e, não por acaso, é justamente essa a intenção do autor: incitar a estranheza e diferença das experiências surgidas do poder de criatividade e loucura do homem. Experiências que podem ser completamente diferentes e causar reações igualmente adversas a cada um, mas, como nos disse Alvo Dumbledore, “... nos sonhos entramos num mundo inteiramente nosso. Deixe que mergulhe no mais profundo oceano ou flutue na mais alta nuvem”.

"Invocação - Fogo"
O projeto não tem data prevista para ser concluído, embora Yule estime produzir 20 fotos, das quais dez já foram publicadas em seu Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 






Theme desenvolvido por J. Santiago