quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

6 lugares para se debruçar com a crônica cotidiana


Eles fazem uma tal de poesia cotidiana, que não precisa vir com rima, não precisa desencadear em histórias ficcionais mirabolantes, nem precisa de universos fantasiosos (tá, há amores que são quase fantasias). Eles nos fazem debruçar em crônicas de uma vida que poderia ser nossa, de relações que a gente identifica nos pedacinhos da nossa história ou de sentimentos que a gente simplesmente compartilha em noites de segundas amargas ou manhãs de domingo.

Se você adora leituras despretensiosas, nem sempre leves, mas que conseguem conversar com as sensações mais íntimas e pessoais mesmo que não falem sobre você, é hora de conferir o nosso TopList.

1. Gabito Nunes
Depois de Tati Bernardi, Gabito foi o cara que me fez viciar em crônicas soltas e palavras conectadas que falem das relações de vida. Sensível e extremamente certeiro em contextos que intercala vozes femininas e masculinas, Gabito já conta com dois livros (o romance “Ao Norte de Mim Mesmo” e o folhetim “Juliete Nunca Mais”), mas disponibiliza também crônicas soltas em seu site
Sugestão para começo de leitura: Um idiota para chamar de meu


2. Casal Sem Vergonha
Eles resolveram montar um site e falar daquilo que a gente fala cotidianamente com amigos ou entre namorados: relacionamentos. Parece comum falar sobre isso, mas o “Casal Sem Vergonha” inovou e se tornou referência no assunto. Entre tantas colunas, as crônicas são as minhas preferidas. Assinadas por gente de todo canto e com as mais distintas formações, o site reúne textos deliciosos, reflexivos e, por vezes, perturbadores. Tem tanta coisa que você demorará meses para conseguir ler tudo que gosta.
Sugestões para começo de leitura: Adeuses da esquina e Não, não precisa me amar

3. Hugo Rodrigues
Sim, ele é o tipo de cara que faz as meninas (e, talvez, os meninos) se apaixonarem ao terminar de ler um texto dele. Colunista do “Entenda os Homens” (outra boa indicação!), Hugo tem escrita romântica, um tanto confessional, daquelas que parece ser uma carta apaixonada ou um registro de sonhos em uma noite de insônia e pensamentos vagos. Atualmente, tem divulgado o seu livro “Mulheres, Malditas Maravilhas”. Tá aí uma boa dica para fins de noite durante a semana.
Sugestão para começo de leitura: Esperar desespera



4. Estórias Para Contar
Nem sempre as nossas histórias são estórias, mas de uma coisa eu tenho certeza: as estórias de Sâmia Louise são surpreendentemente fantásticas. Talvez mais reflexivas que os outros, o blog reúne crônicas (e até poesias) que conseguem dosar o lado romântico com o lance “mulher decidida e independente”. Em tons de confissão despejada vorazmente ou em diálogos atenciosos e cheio de minúcias sentimentais, uma boa dica para leituras no fim de semana.


5. Isabela Freitas
Um bom lugar para encontrar leituras leves e bacanas. Com um espaço só para crônicas em seu site, Isabela Freitas fala sobre finais, começos e os dilemas do durante nos mais diversos relacionamentos. Ela assina a maior parte dos textos, mas conta com colaboradores, que deixa o site ainda mais especial.
Sugestão para começo de leitura: Para quando eu te disser adeus

6. Entre Todas as Coisas
Particularmente, o site que mais visito quando quero encontrar leituras sinceras e sensíveis. Daniel Bovolento consegue desde arrancar sorrisos até provocar inquietações com as aflições de mudanças e sonhos que são naturalmente humanas. O cuidado até com a escolha sonora de cada texto é lindo de ver no “Entre Todas as Coisas”, que conta também com listas interessantíssimas.
Sugestões para começo de leitura: Me leva pra casa e Na sua estante


Boa leitura, boas viagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 






Theme desenvolvido por J. Santiago