quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Aquarela Nordestina: o Nordeste nas ondas do rádio


Que o Brasil é um país rico em expressões culturais e paisagens de encher os olhos, isso ninguém duvida. Mas em sua extensa geografia, não existe região mais exaltada por sua pluralidade que o Nordeste. A maior região brasileira em quantidade de estados (um total de nove) serviu e serve de inspiração para as mais diversas manifestações artísticas. E foi através da música, mais precisamente através dos acordes da sanfona de oito baixos de Luiz Gonzaga, nordestino natural de Exu, Pernambuco, que as belezas, as mazelas e a luta do povo nordestino ficaram conhecidas no Brasil e no mundo.

Por entender que ainda é possível encontrar meios de manter viva toda a cultura semeada em solo nordestino, a então estudante Raíssa Novais decidiu por tomar essa mesma cultura como tema do seu trabalho de conclusão no curso de Jornalismo. O material nasceu como um programa de rádio, o Aquarela Nordestina. O nome é uma homenagem a uma música homônima, do compositor e radialista Rosil Cavalcante, interpretada por Luiz Gonzaga. 

A ligação de Raissa com a temática vem de muito cedo. “Segundo minha mãe, quando eu era um bebê, só dormia quando ela colocava uma fita de Luiz Gonzaga e me ninava dançando forró. Acho que isso explica um pouco da minha paixão pelo forró, pelos artistas influenciados pelo Rei do Baião e por toda história da região Nordeste”, conta. 


Já a decisão de apresentar um produto radiofônico veio da paixão pelo veículo, pela sua simplicidade e pelo seu imediatismo. “Me encantei pela ideia de poder colocar em prática tudo o que aprendi durante o tempo de estágio, podendo aliar minha paixão pela história nordestina ao formato de rádio, que acredito ser ideal nessa nova fase em que a tecnologia parece colocar o veículo em segundo plano”, explica Raíssa.

O programa Aquarela Nordestina é dinâmico e segue um ritmo que envolve, seja pela apresentação espontânea do casal de apresentadores (destaque para o sotaque acentuado dos dois), seja pela proximidade trazida através de sua linguagem leve, numa tentativa de atrair um público mais jovem, cada dia mais cercado por novas tecnologias. Ainda dentro desta proposta, Raissa apostou por evidenciar a música produzida no Nordeste, trazendo como trilha, grandes clássicos interpretados por artistas da nova geração.

Artes assinadas por Tâmara Aguiar
A produção ainda apresenta quadros que são um verdadeiro convite a conhecer o que há de melhor na região, a exemplo do Turistando, que traz dicas de lugares para uma boa viagem. Ainda na primeira edição do programa, é apresentada uma matéria curiosa sobre a origem dos diversos sotaques espalhados Nordeste afora, suas variações e o vocabulário tão peculiar. 

Raíssa ainda não sabe se vai dar continuidade ao projeto, mas se você quiser conferir o programa na íntegra, baixe aqui a primeira edição do Aquarela Nordestina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 






Theme desenvolvido por J. Santiago