quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Carlinhos Brown: A personificação do ritmo baiano.


Principal entusiasta do grupo Timbalada, Carlinhos Brown é a personificação do ritmo baiano. Vivacidade e irreverência são duas características facilmente aplicadas a esse artista, que se divide entre as funções de cantor, compositor, produtor, arranjador, pesquisador e incentivador musical.

A sua carreira solo iniciou em 1996, com o lançamento do disco Alfagamabetizado, CD este que entrou para a disputada lista dos "1001 discos para ouvir antes de morrer". Antes disso, participou de turnês internacionais de consagrados nomes como João Gilberto, Caetano Veloso, João Bosco e Djavan.
 

Extremamente ligado a símbolos, o carnaval da Bahia é o quintal para as suas produções musicais, onde trabalha não apenas como fornecedor de mão de obra para diversos artistas de trios elétricos – os principais nomes do axé têm pelo menos uma de suas composições gravadas – como também interage com a pipoca através de inovações como o camarote andante, um camarote sobre rodas que simboliza toda a essência e criatividade do músico, um espaço feito sob medida para expressar sua sonoridade.

Carlinhos passa a maior parte do percurso no chão junto com o povo e seus convidados, dando uma prévia de seu espírito comunitário, que pode ser melhor apreciado através de projetos que visam a inclusão social como a Associação Pracatum Ação Social – APAS, idealizada por Brown com o intuito de desenvolver um trabalho fundamentado no tripé “educação e cultura, mobilização social e urbanização”.


Carlinhos Brown é considerado pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – ECAD o segundo maior arrecadador de direitos autorais em shows do país, ficando atrás apenas de Chico Buarque. As participações de Carlinhos no universo musical é tão prolífera que rendeu desde contribuições com grandes nomes da música popular brasileira como Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Bethania, Cássia Eller, Nando Reis, Rita Lee, Ney Matogrosso, dentre outros, como a criação do grupo Tribalistas, que junto aos amigos Marisa Monte e Arnaldo Antunes movimentaram o circuito musical no país e chegaram a marca de mais de 1 milhão de cópias vendidas.

Ativo articulador musical, Carlinhos Brown empresta seu talento também para produções internacionais, e com a colaboração do sempre lembrado Sergio Mendes, deu   a cara do Brasil para a trilha sonora do filme Rio. Essa participação rendeu a indicação ao Oscar pela canção original “Real in Rio”, e a partir disso o Brasil redescobre esse artista que sempre movimentou o cenário musical e que não cessa por surpreender com o seu talento e excentricidade.


Real In Rio - Indicada ao Oscar de Melhor Canção Original



 
                                                                                                           Carlinhos Brown - Tantinho

Imagens: Google

 






Theme desenvolvido por J. Santiago