quinta-feira, 17 de maio de 2012

De Mala e Cuia - Shabbat Shalom, descansar é viver!


A nossa viagem com Rodrigo Mota chega ao fim hoje em um lugar bem conhecido e bastante curioso: o Mar Morto. E, lógico, aprenderemos mais uma expressão típica das terras sagradas: Shabbat Shalom! Preparados para pegar a mala e seguir viagem?


Bem, chegamos ao último post dessa nova viagem pela Terra Santa, a Eretz Yisrael. Nesse percurso que fizemos, vimos que Israel é especial não somente porque tem idade bíblica, porque guarda grandes mistérios da humanidade ou porque contém as evidências de que é mesmo uma nação pela qual um deus se compadece. Israel serve-se aos delírios de um bom aventureiro quanto aos desejos mais íntimos de uma família em férias.

Descendo a estrada, rumo ao ponto mais baixo da terra, abaixo do nível do mar, encontramos um lugar que, já nos tempos bíblicos se diz que serviu de esconderijo para o Rei Davi. Sim, estamos falando de um dos lugares mais especiais de Israel: o Mar Morto.

A porção da água mais salgada do planeta revela seus benefícios. No Mar Morto, a vida não se manifesta por conta da grande concentração de sal que possui, limitando a respiração de muitos animais que descem ao seu encontro através da desembocadura do seu principal fornecedor de água, o Rio Jordão. Mas, ao contrário, essa mesma imensa quantidade de sais permite, segundo especialistas, o renascimento da pele, a partir do uso medicinal de alguns minerais somente ali encontrados.

Chegar ao Mar Morto é se deliciar do início ao fim. A paisagem bela e dramática de um lugar insólito, esquecido por Aquele que tudo criou, transforma-o em um milagre vivo da natureza e que de/ morto só leva o nome. Esse foi o mesmo cenário que atraiu, nos tempos bíblicos, imperadores, reis, comerciantes, profetas e peregrinos da Antiguidade; incluindo os ilustres Rei Herodes o Grande e a bela Rainha Cleópatra do Egito.

Hoje, a costa leste jordana do Mar Morto é um palco central no turismo religioso e no turismo de saúde e bem-estar. Boas estradas, excelente cadeia de hotéis com spas e centros de fitness, fazem com essa região seja tão atrativa para os visitantes de hoje como os de tempos atrás.


A principal atração do Mar Morto é a água quente, balsâmica e super salgada, rica em sais de cloreto de magnésios, sódio, potássio e outros minerais. Toda essa mistura produz um efeito curioso: a capacidade de flutuação incrível que faz qualquer pessoa que adentra as águas salgadas flutuar como bebês que brincam com água. O Mar Morto nos convida a descansar. E a viver. Sem sombra de dúvida, o lugar mais fantástico do mundo.

E, a todos que nos acompanharam até aqui, atarefados com as atividades cotidianas, sigam o princípio básico da lei judaica: trabalhe, estude, dedique-se. Mas lembre-se: deverá sempre haver o momento do descanso! Shabbat Shalom! Um descanso de paz.

Se você perdeu algum episódio, segue nosso trajeto aqui. 1º episódio, 2º episódio e 3º episódio!
 






Theme desenvolvido por J. Santiago